Raquel
Fernandes
Nascida em Lisboa, Raquel Fernandes completou 8 anos de formação profissional pela Escola de Dança do Conservatório Nacional em Lisboa. Teve como professores de técnica clássica e contemporânea: Sandra Correia, Cristina Pereira, Irina Zavialova, José Luís Vieira, Carlos Caldas, Catarina Moreira Hiroko Nishikawa, entre outros.
Ao longo destes anos participou nos espetáculos finais no teatro Camões e trabalhou com diversos coreógrafos. Realizou cursos profissionais no Fórum Dança (Lisboa), Centro de Danza Victor Ullate (Espanha), English National Ballet School (Inglaterra) e L’Ecole Supérieure de Danse de Cannes Rosella Hightower (França).
Ao finalizar o Conservatório (2012) decide viajar para os Estados Unidos e estudar na Alvin Ailey School, em Nova Iorque, concluindo o programa Independent Study.
Estudou técnica de Dança Moderna (Graham e Horton), técnica de Dança Clássica, Reportório clássico e contemporâneo, Composição e Improvisação.
Enquanto experiência profissional destacam-se vários espetáculos com a Companhia Nacional de Bailado, Companhia Ciranda, Produção do Chapitô, Companhia Melody (Espanha), workshops com o Cirque du Soleil, masterclasses com a Lori Belilove (geração de Isadora Duncan).
Entre 2013 e 2016 completou a licenciatura em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa, finalizando esta graduação com um ano de intercâmbio na Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Trabalhou com a coreógrafa Tamara Cubas no espetáculo “Multitud” apresentado no Sesc Campinas.
Teve também o privilégio de trabalhar com o bailarino e coreografo Joshua Monten num curso de composição coreografia a partir de língua gestual.
Em 2016 recebe o prémio de mérito de melhor aluna da licenciatura em Dança e inicia o percurso enquanto professora de dança Clássica e Contemporâneo.
Em 2017 é convidada a trabalhar numa equipa de espetáculos profissionais na Madeira e 2018 viaja para Espanha para dançar com uma companhia durante uma temporada fazendo uma interrupção no ensino.
Ao retornar a Lisboa, em 2019, inicia o Mestrado em Artes Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e dedica-se totalmente à paixão pelo ensino da dança e começa a trabalhar com várias faixas etárias.
Em 2019 vai a Orlando com a Oeiras Dance Academy em representação de Portugal na competição mundial All Dance International onde recebe duas medalhas de ouro em categoria de dueto neoclássico e grupo de contemporâneo.
Em 2020 participa no All Dance Portugal em representação da Oeiras Dance Portugal onde ganha o prémio de melhor bailarina profissional.