Contemporâneo Adultos
60
minutos
- Eron PimentaLer mais
Por volta da década de 80 começaram a surgir novos sistemas e conteúdos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna que deram origem ao que actualmente se designa de Dança Contemporânea. Tendo como inspiração de técnicas como Graham, Cunningham, Limón e Release, esta nova dança veio provocar uma ruptura com a tradição do ballet. Este estilo de dança não tem uma técnica com uma linguagem única. É um estilo que concede espaço à individualidade do intérprete, valorizando a transmissão de sentimentos, ideias e conceitos. Os cenários e coreografias procuram expressar sentimentos, confrontos e problemas da sociedade actual; reflectem a vida e a condição humana, que estuda e busca o domínio das formas universais do movimento, observando os seus aspectos corporais e mentais; o seu foco está na compreensão e na prática dos princípios do movimento humano e das suas infinitas variações. Na Dança Contemporânea é constantemente reforçada a importância da experimentação coreográfica, onde os alunos recebem estímulos para desenvolverem interpretações de movimento que os conduzem à criação final direccionada.
A aula de Movimento Moderno e Contemporâneo pretende ser um local de descoberta, através da experiência do movimento orgânico e/ou técnico. Adquirindo um conhecimento mais consciente do corpo, na descoberta das suas possibilidades de movimento e capacidades expressivas, a dança surge então do corpo em relação com os elementos que a integram: Tempo, Espaço, Dinâmica e Inter-relações. Surge também na relação do corpo com as suas partes e o seu todo e com o corpo do outro, através de um estado de observação e/ou interação.
Neste sentido esta aula visa um entendimento dos princípios e pressupostos do movimento, com vista à sua melhor execução e interpretação, permitindo revelar a expressividade e criatividade de cada um (exploradas de forma individual, em duo ou em grupo). Através de exercícios de composição, procurar-se-á desenvolver a relação entre corpo e imaginação, tendo em vista a qualidade coreográfica.